domingo, 24 de outubro de 2010


SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL
UM RECORTE DA REGIONAL IV DO MUNICÍPIO DE
RIO BRANCO ACRE

Ascom, 24 de outubro de 2010
A Universidade Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria
de Extensão e Cultura/Núcleo de Educação Ambiental
e do Parque Zoobotânico, apresentou nessa sexta-feira,
22, no anfiteatro Garibaldi Brasil, o resultado do trabalho
realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio
Ambiente - SEMEIA e com a Fundação de Tecnologia do
Acre – FUNTAC, dentro da Semana de Ciência e Tecnologia,
intitulado DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL –
UM RECORTE DA REGIONAL IV.

A ação aconteceu por meio da realização de um diagnóstico
rápido socioambiental nos bairros Tucumã, Distrito Industrial,
Mocinha Magalhães, Jardim Primavera e Joafra. da Regional IV,
localizados no entorno da UFAC e da FUNTAC.
O diagnóstico é o resultado da aplicação de um questionário
aos moradores das comunidades selecionadas por 20 estudantes
da Universidade Federal do Acre - UFAC, dos cursos de Agronomia,
Geografia, Biologia, Química e Engenharia Florestal, que também
produziram um registro fotográfico da situação ambiental de cada bairro.
Para o desenvolvimento da atividade a Pró-Reitoria de Extensão
e Cultura disponibilizou 20 bolsas avulsas (de apenas um mês) para
estudantes dos cursos anteriormente citados e a SEMEIA, por
meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal -
EAHFLOR, realizou a capacitação desses alunos, quanto a aplicação
e sistematização do questionário aplicado, bem como a orientação
para a apresentação dos resultados.
Para a SEMEIA o diagnóstico rápido faz parte da metodologia do
trabalho de educação ambiental que é desenvolvido em toda
a cidade, através do programa Qualidade de Vida em Rio Branco.
Enquanto que para a UFAC o diagnóstico rápido passa a servir
como um instrumento capaz de iniciar o aluno no contato com
os diferentes setores da sociedade civil organizada, bem
como com membros das comunidades, com oportunidades de
execução de pesquisas participativas tanto no campo da iniciação
científica, quanto nas atividades de extensão universitária.
A continuidade desta ação será a formulação de propostas de
intervenção junto com as comunidades envolvidas, visando a
sensibilização de todos para uma relação de respeito e proteção
ao meio em que vivem.
Para o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof.Dr. Gilberto Dalmolin,
ações dessa natureza vem sendo prioridade na administração, pelo
valor da interação entre alunos e comunidade e entre os parceiros.








By: L. Ramon'

Nenhum comentário:

Postar um comentário