sábado, 23 de julho de 2011

PASSE LIVRE (UFAC- 2011)

PROGRAMA DE AUXILO ESTUDANTIL
PARA TRANSPORTE COLETIVO URBANO


Já foi divulgado o edital do programa passe livre (UFAC - 2011), os interessados deverão, obrigatoriamente, preencher o formulário sócio-econômico (FSC-2011) e anexar documentação exigida no mesmo.
As inscrições deverão ser feita pelo próprio candidato, na sala nº 07 da pro-reitoria de extensão e cultura no período de 25/07/2011 a 12/08/2011, exceto sábado, domingo e feriados.

O Edital e formulário de inscrição encontram-se disponíveis no site da UFAC (www.ufac.br).

sábado, 21 de maio de 2011

FRASES











"...SE NÃO HOUVER FRUTOS,

VALEU PELA BELEZA DAS FLORES.

SE NÃO HOUVER FLORES,

VALEU PELA SOMBRA DAS FOLHAS.


SE NÃO HOUVER FOLHAS,

VALEU PELA INTENÇÃO DA SEMENTE..."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

TROTE 2011

O trote de Eng. Florestal UFAC-2011
foi sem duvidas o melhor de toda UFAC.
Quero dar parabéns aos calouros, espero que gostem
do curso e que aproveitem o máximo que a UFAC tem pra
oferecer.
Agradeço pela participação no Trote, nas brincadeiras, enfim...
Quero também agradecer a Gabriella Tessinari, a Mª Regina e
todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente, para o
nosso trote ter sido esse sucesso!!!

Valeu Galera!!!
E agora vamos estudar
por que os professores num brincam não rsrs'


Por: Luan Ramon =D

Estudante de enfermagem é raptada e estuprada no parque zoobotânico da Ufac

Estudante de enfermagem é raptada e estuprada no parque zoobotânico da Ufac

Qui, 19 de Maio de 2011 23:04

Uma estudante do curso de enfermagem da Universidade Federal do Acre (UFAC)

teria sido raptada em uma parada de ônibus dentro do campus universitário e levada

para o parque zoobotânico.

De acordo com informações de alunos, a vitima teria sido levada por dois homens armados

dentro de um veiculo, onde ao chegar ao parque mantiveram relações sexuais com a mesma.

A vitima estaria cursando o quinto período do curso de enfermagem.

O caso ainda não foi registrado na delegacia da Mulher.


fonte: http://migre.me/4ArNt

sábado, 12 de março de 2011

Ufac repudia o trote violento

Definido o início do semestre letivo de 2011 para todos os estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta segunda-feira, 14 de março. As atenções da direção da Instituição voltam-se agora para a recepção dos calouros, com uma ampla programação a ser desenvolvida durante toda a semana, envolvendo os vários segmentos docentes e administrativos.

Uma das maiores preocupações dos dirigentes universitários diz respeito ao trote, prática que envolve antigos e novos alunos. Para o pró-reitor de graduação, Renildo Cunha, a “universidade está empenhada de todas as formas em evitar trotes de natureza violenta e vexatória. Isso é incompatível com o ambiente universitário”, explica o pró-reitor.

“Nós, inclusive”, continua Renildo Cunha, “gostaríamos que as famílias dos alunos nos ajudassem a evitar essa coisa do trote violento, orientando os seus filhos para que não procedam de tal forma. Devemos lembrar, nesse sentido, que esse tipo de manifestação, além de nefasta, configura-se como crime no Código Penal Brasileiro”.

Por conta desse empenho em evitar esse tipo de trote, a Ufac e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) vão realizar o “trote solidário”, que consistirá em uma campanha de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis a serem doados posteriormente para instituições de caridade. De acordo com o presidente do DCE, Maik Araújo, a entidade vai oferecer um churrasco ao curso que conseguir a maior arrecadação.

Recepção dos Novos Alunos da UFAC


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MPF/AC recomenda mudanças em concursos da Ufac

Medida visa diminuir problemas nas seleções da Universidade

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) enviou Recomendação à Universidade Federal do Acre (Ufac) para que sejam adotadas medidas que diminuam o grande número de problemas apresentados nos últimos anos nos concursos públicos para admissão de profissionais na Universidade.

De acordo com a Recomendação assinada pelo procurador regional dos direitos do cidadão, Ricardo Gralha Massia, o documento foi motivado pelo grande número de representações apresentadas ao MPF em decorrência de irregularidades nos editais. Além disso, entre 2008 e 2010, foram impetradas quatro ações civis públicas e mais de 30 mandados de segurança, todos referentes a concursos para ingresso na carreira do magistério superior da Ufac.

Foi recomendado que a Ufac passe a observar estritamente o princípio da legalidade nos editais, que devem ser, obrigatoriamente, submetidos à procuradoria jurídica da Universidade, inclusive devendo ser informado, no edital, o número do parecer da procuradoria. Espera-se com isso evitar que o Edital seja anulado por deixar de prever obrigatoriedades como isenção para candidatos pobres, vagas proporcionais para pessoas com deficiências, atribuições e tarefas específicas dos cargos, entre outras.

Além disso, também foi recomendado que, na ocasião da publicação do edital, sejam observadas as normais legais, transcorrendo-se, por exemplo, 60 dias entre a abertura do certame e a data de realização das provas, e 30 dias entre o encerramento das inscrições e o início do concurso. Os prazos para recursos à banca examinadora e ao Conselho Universitário também deverão ser respeitados, conforme a Resolução 38, da própria Ufac.

Outro ponto recomendado foi quanto à proporcionalidade dos requisitos para o magistério superior, não podendo ser exigido mais que a graduação para a classe de professor auxiliar, mestrado para professor assistente e doutorado ou livre-docência para professor adjunto, conforme prevê o Decreto 94.664/87.

A Ufac tem o prazo de 10 dias para encaminhar resposta ao MPF/AC com manifestação sobre o acolhimento da Recomendação. Cópia integral da Recomendação pode ser acessada no site do MPF/AC.

2011 - Ano Internacional das Florestas


* Ecio Rodrigues

Com o intuito de promover uma profunda reflexão em todos os países sobre a importância da cobertura florestal, a Organização das Nações Unidas, ONU, reunida em Assembléia dia 20 de dezembro último, aprovou resolução adotando 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

Demonstrando domínio sobre as controvérsias que envolvem o tema das florestas a ONU foi mais além e orientou que as atividades, comemorativas e reflexivas, a serem realizadas mundo afora, tivessem como foco a promoção do manejo sustentável, a conservação e o desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

Mais ainda, a ONU considera que o Ano Internacional das Florestas auxiliará a mobilização da comunidade mundial a se juntar e trabalhar com governos, organizações internacionais e grupos civis para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável para as gerações atual e futuras.

Uma decisão, sem dúvida, preciosa para aqueles que vivem e se preocupam com os rumos de regiões como a Amazônia. A ONU acertou em cheio, tanto ao reconhecer a crucial e inestimável função econômica, social e ecológica das florestas, quanto quando admite o potencial da tecnologia de manejo florestal de uso múltiplo para garantir a manutenção das florestas e o conseqüente desenvolvimento sustentável.

Por sinal, sustentabilidade é um conceito estreitamente arraigado aos ecossistemas florestais. Raramente, quase nunca, haverá algum tipo de impacto ambiental cuja solução não esteja, de forma direta ou indireta, vinculada ao ecossistema florestal nativo ou às formações de florestas artificiais plantadas.

Do lixo à geração de energia elétrica, passando pela poluição atmosférica urbana e pelos ciclos hidrológicos dos rios, pelas, já famosas e repetitivas, tragédias de alagações e desbarrancamento, como as de Friburgo (hoje) e de Santa Catarina (ontem), as florestas ou a ausência delas estarão incluídas nas soluções ou agravamento, respectivamente, do problema.

Afinal são as florestas que possibilitam a contenção de encostas, são as matas ciliares que regulam o ciclo hidrológico dos rios e, o mais importante, mantêm água no sistema hídrico, que garantem as características físicas dos solos evitando erosão e assoreamento dos fluxos de água, que retiram o carbono da poluição atmosférica e, finalmente, que fornecem as condições propícias para que haja vida com elevada diversidade biológica.

Mas não se enganem, para prover todos esses serviços ambientais duas coisas são fundamentais como alerta a declaração da ONU. Primeiro que as florestas não fazem isso por acaso ou pela simples existência, elas precisam ser manejadas para esses múltiplos usos.

Segundo que, talvez aqui esteja o grande e insuperável gargalo, os donos das áreas com florestas precisam ser pagos por esses múltiplos usos. Do contrário, outras atividades produtivas, que dependem do desmatamento, serão realizadas.

Não há mais dúvidas, muito embora ainda haja muito o que fazer para tornar essa constatação realidade. Esta na ampliação do valor da floresta, do quanto em dinheiro o produtor poderá receber por cada hectare de floresta manejada, a solução definitiva para garantir sua manutenção e, assim, minimizar os efeitos de sua degradação.

O alerta da ONU é claro e precisa ser recebido com alegria pelos amazônidas. Em todos os 9 países associados da Organização do Tratado de Cooperações Amazônico, em todos os 9 estados amazônicos brasileiros, devem ser realizados eventos que promovam essa discussão.

Afinal com o Ano Internacional das Florestas a Amazônia, como maior floresta tropical do mundo, só tem a ganhar.

* Professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Engenheiro Florestal, Especialista em Manejo Florestal e Mestre em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

sábado, 8 de janeiro de 2011

NUPS/COPEVE Divulga o Resultado Final do Processo Seletivo - Vestibular 2011..

LISTA DE APROVADOS vestibular UFAC - 2011 [nossos bixinhos...]

33-Engenharia Florestal (Bacharelado)


# Inscrição Nome Classificação Pontuação Pne
1 7530 ALEX MONTEIRO DE SOUSA 67 74 N
2 14073 ALINE LIMA DE MELO 43 79 N
3 1460 AMANDA ARAUJO S. DA SILVA 73 73 N
4 24691 ANA LICE BEZERRA DA SILVA 27 84 N
5 19470 ANI CAROLINI M. RATAYCZIK 42 79 N
6 29042 ANTONIO MACELO DA S. MENDES 36 81 N
7 20792 ARTUR NETO FIDELIS DUARTE 26 84 N
8 23347 BRENDA CAROLINE DOS R. SOUZA 75 73 N
9 9031 BRENDA KAROLYNE O. DE MELO 6 94 N
10 13807 BRUNO MACHADO DE OLIVEIRA 3 107 N
11 7383 CAMILA MONTEIRO B. DE OLIVEIRA 25 85 N
12 16383 CHRISTHIAN RODRIGUES AMORIM 1 116 N
13 26192 CLEIDE DE AQUINO PEREIRA 77 72 N
14 7803 DAYANE DE FREITAS BARBOSA 13 89 N
15 1622 DEYLON DOS SANTOS FÉLIX 80 72 N
16 3327 DIOGO FEITOZA MONNERAT 63 75 N
17 23652 DYÔNATAR O. DO NASCIMENTO 50 78 N
18 28759 EDI CARLOS RODRIGUES DE LIMA 19 86 N
19 13412 EDIMAYRA KATRINY M. RODRIGUES 40 80 N
20 5436 ELLAYNE ALVES DA S. CAVALCANTE 74 73 N
21 12640 ERIC TORRES 21 86 N
22 20887 ERLAN KESSYO B. DE ALBUQUERQUE 9 91 N
23 14739 FELIPE ALBUQUERQUE M. DA SILVA 79 72 N
24 8412 FERNANDA SANTOS ARAÚJO 35 82 N
25 3658 FRANCISCO DIOGO DE S. M. TEIXEIRA 7 92 N
26 13580 GEISINALE RUBIA DIAS 51 78 N
27 14626 GESSICA LOPES MAFFI 69 74 N
28 26944 GILMARA MOREIRA DANIEL 12 89 N
29 296 GLEYCIANE CEZÁRIO DA SILVA 30 83 N
30 16936 HITLER HAERDRICH 61 75 N
31 14708 IAGO CHAVES SOUZA 48 78 N
32 8301 IAGO GETÚLIO N. DE ARAÚJO 76 73 N
33 5251 INGRID LANA LIMA DE MORAIS 47 78 N
34 19586 IZABEL CRISTINA DO VALE ARAÚJO 20 86 N
35 20450 JAMILA FARIAS MENDONÇA 29 83 N
36 23144 JARLEY DAS NEVES AGUIAR 59 76 N
37 1995 JARLISON DOS S. GUIMARAES 14 88 N
38 2520 JEFFERSON SANTOS DE ALMEIDA 41 79 N
39 5946 JÉSSICA DE OLIVEIRA SANTANA 32 83 N
40 7649 JOAO ANTONIO R. SANTOS 78 72 N


RABETA!!!

41 17633 JOAO BOSCO DE OLIVEIRA JUNIOR 71 74 N
42 19609 JONARA LOPES DE ALMEIDA LA BANCA 10 90 N
43 23929 JOSE CARLOS FERREIRA LEITÃO 68 74 N
44 15616 JÚLIA MANNUELLA SILVEIRA MONTES 45 79 N
45 341 JULIANA DIAS DA SILVA 53 77 N
46 23311 JULIANA PEREIRA DA SILVA 39 81 N
47 28918 KLEISON JOSÉ OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE 16 88 N
48 14700 LAIR CRISTINA AVELINO DO NASCIMENTO 72 73 N
49 5317 LEANDRO GAIA DO NASCIMENTO 23 85 N
50 17045 LUCAS MATOS DO CARMO SILVA 37 81 N
51 23330 LUDMILA SOARES MAIA 44 79 N
52 25803 MAIKO VIEIRA SILVA 5 97 N
53 27272 MARINA MORAES DE LIMA 58 76 N
54 28020 MATEUS CARVALHO DEL-AGUILA 8 92 N
55 9734 MATEUS HERIQUE DA COSTA SALDANHA 55 76 N
56 5162 MATEUS SOBRALINO LIMA 52 77 N
57 21792 MICAELLI THAÍS DE OLIVEIRA MENDONÇA 38 81 N
58 13665 OTÁVIO FERREIRA DE ARAÚJO JUNIOR 15 88 N
59 6410 PABLO PEREIRA RIBEIRO 28 84 N
60 6627 PATRÍCIA DE SOUZA SILVA 65 75 N
61 26212 PAULO AÉCIO MARTINS 33 83 N
62 16990 PEDRO LUCAS BISPO DA SILVA 18 87 N
63 24982 PEDRO RAIMUNDO FERREIRA DE LIMA 46 78 N
64 2547 PYTTER LAUSTER JORDAN DE SA COSTA CRUZ 4 105 N
65 20432 RAIMUNDA GOMES TAVEIRA 64 75 N
66 14388 RARYKA SOUZA LIMA 49 78 N
67 21063 RENATA RODRIGUES DOS SANTOS 57 76 N
68 16485 RENÊ FREITAS DE ARAÚJO 60 75 N
69 3377 ROBERTA DA ROCHA SANTANA 56 76 N
70 568 ROMÁRIO DA SILVA AZEVEDO 34 82 N
71 1954 ROSIVANE ROCHA VITORAZZI 24 85 N
72 21 RUAN DE SOUZA MATOS 2 107 N
73 2452 SAMANTA SOUZA DE OLIVEIRA 22 86 N
74 7646 SCHEILA CRISTINA BIAZATTI 54 77 N
75 5184 THIAGO ALVES DA SILVA 17 87 N
76 19260 VICTOR BARBOSA MENDES 66 74 N
77 24812 WELLISON DAMIAO DE ARAUJO SILVA 31 83 N
78 16369 WILLIAM SANTOS DE SOUZA 62 75 N
79 5314 WISLLEN HAKKNEM QUEIROZ SANTOS 11 90 N
80 15011 YURE LIMA DA SILVA 70 74 N

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HELP AMAZÔNIA...




"No dia em que a última arvore cair,
o último animal tombar e o último rio secar,
o homem saberá que dinheiro não se come!!!"


Vamos preservar a Amazônia!!!